O que são os cavalos e o binário de um motor?
01-04-2018 16:04Qual o valor que melhor define as potencialidades e prestações do motor do seu automóvel: cavalos ou binário?Conheça a resposta.
O desempenho e as prestações do motor de um automóvel definem-se por duas grandezas, que estão relacionadas entre si pela velocidade de rotação do motor: o binário, medição feita em Newton metros (Nm) e a potência, calculada em cavalos (cv).

Para compreender ambos os conceitos, tentemos imaginar, por exemplo, dois atletas de alta competição: um halterofilista e um velocista dos 100 metros. O primeiro necessita, acima de tudo, de muito binário, como a força nas pernas que lhe dá tração e capacidade de explosão para levantar os pesos do solo. Por outro lado, o atleta dos 100 metros, além do músculo disponível, precisa de ter um ótimo fornecimento de ar nos pulmões para ganhar e manter velocidade, o que podemos entender como boa entrega de potência.
Ou seja, o halterofilista carece de binário que, num motor, representa a força disponível, dependendo diretamente da pressão gerada pelos gases de combustão no interior dos cilindros e das dimensões do motor (um motor com maior capacidade/cilindrada debita um binário maior).
Já o velocista faz-se valer da potência que, no automóvel, mede-se em unidades de Watt (W) ou, como estamos mais habituados, em cavalos (cv). Esta mais não é que o resultado do produto entre o binário e rotação, o que significa que para o mesmo binário, uma maior velocidade de rotação origina uma maior potência.
A potência de um motor será a energia útil gerada por unidade de tempo, que pode entender-se, de forma muito simplista, como a capacidade de aceleração. E não estará errado definir-se que a potência condiciona a velocidade de ponta e o binário define a capacidade de arranque e de retomar velocidade. Resumindo, para automóveis iguais, com potências diferentes, o mais potente cumpre o mesmo trajeto mais rapidamente.
O que é mais importante: cavalos ou binário?
Para um bom desempenho, um motor precisa igualmente de boa força (binário) e potência, havendo maior necessidade de potência ou binário consoante as exigências ou o estilo de condução.
O binário é o que faz pôr as rodas em movimento. É a força rotacional que o motor gera para pôr o carro a mover-se. Se um motor consegue gerar muita força, consegue puxar muito peso (lembra-se do halterofilista…?). Outros exemplos: uma máquina agrícola precisa que o seu binário máximo seja o mais elevado possível de modo a que possa ter muita força para se movimentar nos terrenos arenosos ou enlameados, deveras exigentes para a mecânica, a muito baixa velocidade. Pelo contrário, para os carros de competição, pensados para atingir e manter velocidades incríveis, interessam mecânicas de que se possam extrair elevadas potências.
E, a meio caminho, os nossos automóveis de todos os dias devem ter valores equilibrados de potência e binário. Isto porque o motor deve estar apto a estabelecer velocidades de cruzeiro despachadas em autoestrada, mas também músculo e elasticidade para ultrapassagens céleres ou retomar a velocidade sem necessidade de recorrer à caixa de velocidades a toda a hora.
Como se relacionam os cavalos e o binário
Esta é a parte mais complicada. Até porque, quando a rotação do veículo sobe, o binário diminui. E, ao contrário, quando o motor ganha velocidade, a sua potência aumenta.
Ou seja, num automóvel a potência é baixa a baixas rotações, e é o binário que tem maior influência ao colocar tração no asfalto para fazer mover as rodas. Já nas rotações intermédias, a potência sobe de forma considerável, pois o veículo circula com mais velocidade e o binário deixa de ter tanta influência.
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