Se não há sintomatologia, geralmente não há necessidade de tratamento, mas é sempre importante considerar se a mulher pretende ou não preservar a sua fertilidade. Quando necessário, o tratamento pode ser médico ou cirúrgico.
Tratamento médico
– Análogos da GnRH – São comumente utilizados no tratamento médico dos miomas, muitas das vezes de forma temporária e antes de uma cirurgia, estes medicamentos causam uma redução dos níveis de estrogénios e condicionam muitas das vezes a paragem da menstruação. Essa falta de períodos pode ajudar as mulheres a recuperar de uma anemia relacionada com hemorragias abundantes ou pesadas. Como a descida prolongada dos estrogénios tem efeitos adversos, essa medicação só pode ser temporária.
–
Acetato de Ulipristal – É um novo medicamento específico e muito eficaz para o tratamento dos miomas.
–
Inibidores da Aromatase (Letrozole) – Funcionam reduzindo os níveis de estrogénios e causando diminuição dos miomas.
–
Antagonistas da Progesterona (Mifepristone)
Tratamento cirúrgico
O tipo de cirurgia depende do tamanho, número e localização dos miomas. Obviamente que uma mulher com infertilidade e que quer preservar o seu útero deve ser tratada de forma diferente de uma mulher perto da menopausa com filhos, que não deseja preservar a fertilidade.
Os procedimentos cirúrgicos que se realizam no sentido de preservar a fertilidade incluem:
–
Miomectomia por via abdominal — Miomectomia significa remoção de um mioma. Numa miomectomia abdominal, o médico realiza uma incisão abdominal para aceder ao útero e remove os miomas. Esta é a abordagem apropriada para as mulheres que desejam ter filhos e com múltiplos ou grandes miomas.
– Miomectomia por via laparoscópica — Neste procedimento os miomas são removidos por laparoscopia, onde é introduzida uma câmara dentro da cavidade abdominal por uma incisão abaixo do umbigo. Através dela o cirurgião pode visualizar o útero. Pequenas Incisões adicionais permitem a introdução de outros instrumentos cirúrgicos que podem ser manipulados de modo a remover os miomas e reparar o útero. É o tipo de procedimento adequado a uma mulher com miomas mais pequenos localizados na zona mais superficial do útero.
– Miomectomia por histeroscopia — Tal como no caso do diagnóstico de miomas, a histeroscopia implica a introdução de uma pequena câmara através da vagina e colo do útero até a cavidade uterina. Acoplada a essa câmara o cirurgião pode introduzir instrumentos cirúrgicos próprios com os quais pode remover miomas localizados na cavidade uterina.
LOJASBRASIL.NET