Entenda por que o céu é azul e outras curiosidades sobre o cosmos.

22-02-2019 17:12

Celina Cardoso


Em 2019, a astronomia, ciência que estuda os corpos celestes e os eventos que acontecem fora da atmosfera terrestre, comemora um século de descobertas. A seguir, o professor Roberto Costa, do departamento de Astronomia do IAG/USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo), ajuda a entender por que o céu é azul, o que é estrela cadente e outros fenômenos do cosmos.

  • Daniel Nunes Gonçalves/UOL

    Por que o céu é azul?

    A luz do Sol, na verdade, é branca, formada pela mistura de sete cores: violeta, azul, anil, verde, amarelo, laranja e vermelho. E, quando a luz entra na atmosfera da Terra, que é composta por uma mistura de gases, sendo 80% nitrogênio e 20% oxigênio, a cor azul é mais bem refletida que as outras seis por esses dois gases, então ela se espalha pela atmosfera da Terra.

  • Adobe Stock

    Por que o céu fica alaranjado quando o Sol se põe?

    O laranja é uma das cores que compõem a luz branca do Sol, assim como o violeta, o anil, o verde, o amarelo, o vermelho e o azul, que é refletido melhor pelos gases de maior presença na atmosfera, o nitrogênio e o oxigênio. Mas, quando o Sol se põe, "a luminosidade dele atravessa uma camada mais espessa da atmosfera da Terra, onde sua luz alaranjada passa com mais facilidade, deixando-o desta cor", conta o professor Roberto Costa. Além disso, essa luz alaranjada é refletida nas nuvens e nas partículas de poeira presentes na atmosfera terrestre, tornando o céu alaranjado.

  • ESO/VLT

    O cintilar das estrelas é ilusão

    As estrelas não cintilam, ou seja, o brilho delas não oscila. O cintilar que vemos aqui da Terra é um efeito que a luz delas sofre quando entra em nossa atmosfera. "A cintilação das estrelas é o efeito da turbulência da atmosfera da Terra, como vento e poluição, sob a luz que elas emitem, fazendo com que pareça que elas cintilam", diz o professor.

  • Arte/UOL

    As estações do ano são determinadas tanto pela órbita da Terra em torno do Sol, quanto pela inclinação do eixo terrestre em relação a esse movimento. O professor Costa explica: "Imagine que o eixo do Sol está alinhado em um ângulo reto ao plano de uma mesa, e a Terra está girando em torno dele. Contudo, enquanto gira, o eixo da Terra não está alinhado à mesa como o Sol, mas apresenta uma inclinação de 23,5° em relação ao plano da mesa".

  • Getty Images

    Estrela cadente

    Este é apenas o nome popular para um fenômeno luminoso que acontece quando um corpo celeste entra na atmosfera da Terra. "As estrelas cadentes são fragmentos de rocha que entram na alta atmosfera terrestre e queimam por conta do atrito causado pela queda", desmistifica Costa.

 

Voltar